fundamentais sobre a ISO 9001:2015
Um padrão global. Assim pode ser definida a ISO, abreviação para International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização). Ao redor do mundo, possui vínculo com 160 organismos nacionais de normalização e a adesão de mais de 200 países.
Mas, o que faz a ISO? Após seguir vários creitérios e avaliações, realiza a certificação de empresas que promovem a normalização de produtos e serviços, utilizando determinadas normas para que a qualidade seja entregue em forma de valor ao cliente. Para participar a empresa deve passar por um projeto com diversas fases, para garantir que a implementação seja feita corretamente. A implantação pode ser feita em qualquer empresa, desde que se adeque às regras, assim passa a ser uma candidata ao certificado e mais, é uma garantia ao cliente de que naquele lugar, qualquer que seja o serviço ou produto oferecido, ele usa boas práticas de qualidade.
Esta certificação surgiu em 1947 a apartir da necessidade de meios de facilitar internacionalmente a coordenação e unificação de padrões industriais. E de tempos em tempos passa por remodelações, ajustando os criterios a serem avaliados, conforme a evolução necessária a ser ofertada aos consumidores.
A última que ocorreu foi a transição do modelo ISO 9001:2008 para ISO 9001:2015 que trouxe uma série de mudanças. Para esclarecer as principais dúvidas, elaboramos 5 questões fundamentais que devem ser observadas sobre a ISO 9001:2015.
Prometemos não utilizar suas informações de contato para enviar qualquer tipo de SPAM.
1 – O que é ISO 9001:2015?
O princípio da ISO 9001 é a melhoria contínua. Atualmente, essa é a única norma da família ISO 9000 que pode ser certificada. Embora não especifique quais devem ser os objetivos relacionados à qualidade, ela exige que as organizações definam seus objetivos e melhorem continuamente seus processos
2 – Para quem serve a ISO 9001:2015?
A ISO 9001 é adequada para organizações de todos os tipos, tamanhos e setores. Justamente, essa flexibilidade foi uma das principais melhorias implementadas na atual versão de 2015. Isso significa dizer que, mesmo sem uma equipe dedicada à qualidade, as pequenas empresas também podem aproveitar os benefícios da norma.
3 – Quais são os benefícios da ISO 9001:2015?
– Identificar claramente seus objetivos;
– Vislumbrar novas oportunidades de negócios;
– Detectar e tratar os riscos em sua organização;
– Definir quem são todos os envolvidos em seu trabalho;
– Avaliar criticamente o contexto geral de sua organização;
– Compreender o que os envolvidos esperam de sua empresa;
– Cumprir os requisitos legais, estatutários e regulamentares necessários;
– Expandir para novos mercados (certos setores e clientes exigem o padrão).
4 – Quais são as melhorias da ISO 9001:2015 em relação à ISO 9001:2008?
ESTRUTURA
A ISO 9001:2015 apresenta uma estrutura geral similar aos demais padrões ISO. Isso facilita que qualquer pessoa possa utilizar os múltiplos sistemas de gestão.
SIMPLIFICAÇÃO
A norma agora utiliza linguagem, estrutura e termos mais simplificados. Essa estratégia busca atender a todos os níveis da organização, particularmente aquelas que usam vários sistemas de gerenciamento.
ALINHAMENTO
A ISO 9001:2015 está alinhada com outras normas de sistema de gestão, como ISO 27001 (Gestão da Segurança da Informação), ISO 14001 (Gestão Ambiental), ISO 22301 (Gestão da Continuidade de Negócios) e ISO 20000 (Gestão de Serviços de TI).
OLHAR SISTÊMICO
A atual versão da ISO 9001 busca abordar tanto os ricos quanto as oportunidades organizacionais de maneira estruturada e pragmática.
PREVENÇÃO DE RISCOS
Outra novidade é o foco na prevenção de riscos na organização. Historicamente, esse fator sempre fez parte da norma. Contudo, essa nova versão dá maior relevância ao tema.
EFICIÊNCIA EM GESTÃO
A ISO 9001:2015 procura abordar o gerenciamento da cadeia de suprimentos de maneira mais eficaz. Essas facilidades atendem especialmente organizações baseadas em serviços e conhecimento.
ENGAJAMENTO DA LIDERANÇA
Assim como a prevenção de riscos, a ISO 9001:2015 enfatiza ainda mais o engajamento da liderança na organização.
A certificação não é uma obrigação. Porém, obter a auditoria de suas práticas em relação aos requisitos da norma por um organismo independente é uma importante maneira de mostrar que você implementou adequadamente o padrão.
Em alguns casos, a certificação por uma entidade externa é um requisito. Por exemplo, determinados órgãos públicos só podem contratar fornecedores que tenham sido certificados pela ISO 9001.